CÍRCULOS DE DISCUSSÃO TEMÁTICA

o        Introdução à noção de Círculo de Discussão Temática 

o        Círculo Educação Multicultural

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Rosa Nunes 

“Reflexões sobre atitudes de Docentes em Contextos Multiculturais”

Maria do Carmo Vieira da Silva

“Diálogo intertranscultural

Paulo Padilha

Shifting Notions of Morality and Muslimness in Egyptian Schools

Linda Herrera

Hegenomia, ideologia, discurso, política, tolerância, antagonismo... que hacemos com la educación para construir una ciudadania multicultural?

César Casacante Fernandez

o        Círculo Infância

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Lurdes Rodrigues

“O trabalho Infantil: O problema Social e Político”

Deolinda Machado

Participação social e cidadania activa das crianças

Manuel Sarmento, Natália Soares,  Catarina Tomás

“A Roda de conversa e a democratização da fala – Conversando sobre educação de infância e dialogicidade

Adilson Lopes, Zelma Castelan e Véra Pestana

“Culturas de Infância”

Ana R. Silva

o        Círculo Intervenção em Contextos Educativos I

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

Irene Cortesão

“Centro Cidadão: um trabalho sem fronteiras”

Dráuzio Pires de Campos

Escuelas Campesinas en México: espacios de autoformación y revaloración cultural”

Bernardino Mata Garcia

o        Círculo Políticas I 

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Kátia Ramos 

“A democratização da educação e do emprego face à Ditadura da (Des)Informação

Patrícia Bernardo

A Construção da Identidade: o eu e o nós na educação popular e no desenvolvimento local

Maria das Graças Correia de Almeida

“Compreensão do Movimento de Cultura (MCP) em Pernambuco antes do Golpe Militar de 64 e a Educação Popular”

Letícia Rameh

“Ler a Palavra e o Mundo: os desafios da Globalização e o Conceito de Educaçlão (Trans)formadora na Obra de Paulo Freire

Édia Cristina Pinho

o        Círculo Pedagogia Freireana I

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Madalena Mendes

“O pensamento ético de Paulo Freire”

Joana de Carvalho

“De novo sobre a necessidade de pintar gatos multicolores”

Laura Ferreira dos Santos e António J. Abreu da Silva

“A Produção de Material Didático na Perspectiva Freiriana

Sônia Couto

“Paulo Freire e a decisão educativa”

Maria João de Carvalho

“Círculo: Experiência de Cidadania”

Isabelle Pierdomenico

 

o        Círculo Cidadania Multicultural

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Alexandra Costa

“Cidadania Cosmopolita Intercultural: Uma utopia do presente?”

Maria Inês Macias de Mello Magalhães

La formación en Derechos Humanos y la Consolidación de una Ciudadania Multicultural desde el Pensamiento Freireano

Maria Gorety Rodríguez V. & José Clemente Marin D.

“Cidadania Multicultural nos Manuais de Estudo do Meio”

Maria Luisa Amaral Varela de Freitas

Literacia Científica como premissa de desenvolvimento de uma cidadania Transcultural: que implicações na Instituição Escolar?”

Ana Cristina Galvão Pereira

o        Círculo Exclusão/ Inclusão II

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Rui Trindade

Education for Equity and Social Justice: Newcomer Center

Heloiza Carman

“Paulo Freire e EJA aprisionados: uma relação necessária”

Maria da Conceição Valença da Silva

“A inseparabilidade entre educação e qualificação profissional: o caso do Projeto de Educação de Jovens e Adultos do Programa Xingó

Márcia Regina Barbosa

“Quando Educar é Libertar. Uma Reflexão Crítica em Torno do Pensamento Pedagógico de Paulo Freire”

Joaquim Melro

o        Círculo Intervenção em Contextos Educativos II

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Rosa Madeira

“Em busca do nariz do Pinóquio – a educação como arma de intervenção contra a indiferença”

Eunice Macedo

“Escola Cidadã – Hoje – Contributos de Paulo Freire – «Projecto à Descoberta do Parque Natural de Sintra-Cascais

Elvira Bugalho

“Contributos para uma educação contra a não-violência”

Maria José Magalhães, Sílvia Silva e Cecília Costa

“Ambiência de Leitura na Graduação”

Lucineia Aparecida de Rezende

“Trabalhando com os Temas Geradores de Ensino: a experiência de uma escola pública de Mato Grosso – Brasil”

Elizabeth F. Da Sá Poubel e Silva

o        Círculo Exclusão/ Inclusão I

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

 

Alberto Melo

“Escola Pública: forma de exclusão e de controle

Alberto Albuquerque Gomes

Culture circles, conscientizacion, and agency: the evolving narratives of two Brazilian women

Mariana Souto Manning & Betsy Rymes

“Pensando a violência pela ótica freireana

Fernando de Andrade

“Os sistemas de reconhecimento e certificação de competências e a construção da cidadania”

Ana Correia

o        Círculo Políticas II

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

 

Rosângela Carvalho

Educação no Brasil: duas perguntas. Uma (possível) resposta

Ligia Martha Coimbra da Costa Coelho

Hacia un Proyecto Transversal para el Desarrollo Cultural Intergral de la Ciudad de Córdoba”

Maria Vicenta Pérez Ferrando

“Entre a escola e a não escola: saberes multiplicados”

Lucília Pinho

“As faces de Janus – As Políticas Educativas em matéria de Cidadania nos anos 90 em Portugal”

Madalena Mendes

o        Círculo Intervenção em Contextos Educativos III

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Américo Peres

“Paulo Freire e a Filosofia no Ensino Secundário: relato de uma experiência”

Joana Carvalho

Pax Mundi – Apresentação do Projecto no IV Fórum Paulo Freire de Portugal”

José Carlos Barreto

“O direito de ser diferente

Delmar Maia Gonçalves

Etnomatemática – Estudo de Elementos Geométricos presentes na cestaria”

Leonel Vieira, Pedro Palhares e Manuel Sarmento

o        Círculo Formação de Professores

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

 

 

Carlinda Leite

El Docente del Tercer Milenio y la formación del Ciudadano desde la Pedagogía Crítica de Paulo Freire

Rosa Maria Pérez de Santos

“Paulo Freire e a formação de Sujeitos Políticos”

Maria da Glória Gohn

Conscientização e Empowerment de Professores/as no âmbito do Sistema da Educação Formal: uma experiência em doze sessões

Maria Helena (Marijke) de Koning

Barrio, ciudadanía y Educación intercultural: Un acercamiento a la juventud en riesgo de exclusión desde ámbitos de educación no formal”

Josefa Cabello Martínez y Francisco J. Ramos Pardo

Barrio, ciudadanía y educación interculturalLos jóvenes que ingresan en la escuela de adultos: Características y necesidades“

Josefa Cabello Martínez y Elena García Tíscar

Barrio, ciudadanía y educación intercultural: De educación de adultos a educación de jóvenes, una reconversión innecesaria

Josefa Cabello Martínez y Elena García Tíscar

o        Círculo Estudos Freireanos I

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

João Francisco de Souza

“Paulo Freire e Gabriel Marcel - Esboço de uma pedagogia da comunicação na era da Informação

Joaquim Escola

 

“A Conectividade como categoria antropológica de Paulo Freire”

Jason Mafra

Grundtvig, Tagore, Gandhi and Freire their educational thoughts: viewed from a tirad world perspective”

Asoke Bhathacharya

“Teologia da Libertação – uma intervenção mediática fora do tempo”

António Abreu Freire

o        Círculo Pedagogia Freireana II

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

Eliete Santiago

“Uma outra voz no caminho -Cidadania, hospitalidade e Justiça”

Hugo Monteiro

“Construção Compartilhada de uma Gestão Democrática”

Helena Machado de Paula Albuquerque

“De nota de rodapé a título principal: descoberta de um Mestre”

Maria Luisa Francisco

o        Círculo Educação e novas tecnologias

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

Cristina Almeida

“Freire e Web: a actualidade de um pensamento”

João Paulo Silva

o        Círculo Estudos Freireanos II

Debatedor/a

Título da Comunicação

Autor/a/s

 

 

 

Madalena Valente

“A Palavra em Freire: da palavra ao acto cognoscente

Flander de Almeida Calixto

 

“A Mediação: Paulo Freire e Instván Mészáros

José Luis Vieira de Almeida

“A Actualidade do Pensamento do Andarilho da Utopia”

João Manuel Almeida Estanqueiro

“A recepção da Obra de Paulo Freire em Portugal”

Beatrice Ribas

“O Fantasma Freyreano

Amauri Mendes Pereira

 

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