Congresso \”50 Anos Depois da Pedagogia do Oprimido\”

11, 12 e 13 de Julho de 2018
Local: FPCEUP

+INFO www.fpce.up.pt/pedagogiaoprimido

Organização: Instituto Paulo Freire de Portugal

Congresso Internacional
50 Anos depois da Pedagogia do Oprimido

No ano de 2018 irão completar-se 50 anos que Paulo Freire, então refugiado no Chile, terminou a sua fundadora e mais famosa obra, a “Pedagogia do Oprimido”. Como é do conhecimento geral, esta obra não só teve, como continua a ter um impacto mundial nos campos da educação, da política e da cultura. Basta recordar que este texto foi, e continua a ser objeto de estudo e de reconhecimento mundial, estando atualmente traduzido e publicado em múltiplas edições, em várias dezenas de países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Ásia, sendo também a terceira obra mais citada nas ciências sociais e humanas – segundo um levantamento realizado a partir do Google Scholar por Elliot Green da London School of Economics. Pela sua enorme importância, a UNESCO considerou “Património da Humanidade” o acervo de Paulo Freire e incluiu-o no programa “Memórias do Mundo”.

Tratando-se de um livro de tão grande projeção internacional, o Instituto Paulo Freire de Portugal, de parceria com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, decidiu dar corpo a uma iniciativa que comemorará, condignamente, não só esta efeméride mas também a relevância contemporânea da obra deste autor que coloca em evidência a necessidade de reflexão e de debate sobre questões tão significativas como políticas educativas, práticas e filosofias pedagógicas, movimentos contra-hegemónicos, problemas de identidade, de participação e de cidadania, etc..
Nesse sentido, está a organizar-se um congresso internacional, que irá ter lugar a 11, 12 e 13 de julho, congresso esse que contará com a participação de professores e investigadores de Brasil, Espanha, Itália e França, para além, evidentemente, de Portugal. Usufruirá ainda, e na linha da obra de Freire, da participação de grupos e instituições culturais da cidade do Porto, que dinamizarão círculos de cultura e momentos de criação artística com a(s) comunidade(s).

SUBMISSÃO DE RESUMOS

As comunicações deverão, essencialmente, enquadrar-se em três grandes eixos temáticos: um primeiro relativo à obra de Paulo Freire, um segundo em que se reunirão trabalhos sobre diversidade e direitos humanos, e um terceiro relativo a políticas e práticas.
Os resumos poderão ter um máximo de 300 palavras escritas em português ou espanhol. Para além do título, deverão deles constar 3 a 5 palavras-chave. Terá de acompanhar o resumo o nome do/a autor/a e sua pertença institucional.
Segue-se a explicitação dos temas abrangidos por cada eixo temático.

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Paulo Freire, ontem e hoje:

• Atualidade de Paulo Freire
  • Pedagogia do Oprimido: debates contemporâneos
  • Pedagogia da Autonomia: debates contemporâneos
  • Educação na cidade: debates contemporâneos
  • … *

Diversidade e direitos humanos:

• Diversidades
  • Inclusão/participação
  • Educação de adultos
  • Infância, Educação, Trabalho infantil

Políticas e práticas:

• Flexibilização curricular/autonomia
  • Projetos e práticas
  • Práticas educativas na comunidade
  • Arte e Educação

Poderão ser consideradas outras comunicações cujo tema se enquadre no eixo temático correspondente.

Datas importantes

Congresso: 11, 12 e 13 de julho de 2018

Data limite para submissão dos resumos: 16 de março

Comunicação dos resultados da avaliação: 13 de abril